Muitas pessoas não se aventuram a comprar um brinquedo sexual, mesmo tendo muita vontade e curiosidade, por puro desconhecimento. É normal não saber por onde começar ou a quem perguntar, são assuntos muito pessoais!
Aqui, não queremos saber de pudor, vamos tentar responder ás dúvidas mais frequentes que podem surgir ao comprar este tipo de produto.
Os brinquedos sexuais são para todos, não importa o estado civil ou orientação sexual.
Como entrar no mundo dos brinquedos sexuais?
Para tudo há uma primeira vez e estes produtos não são excepção! Quais são as melhores opções para iniciantes? Bom, como em qualquer outro aspecto da vida, o nosso conselho é que você comece aos poucos.
Vamos dar alguns conselhos para que você entre com o pé direito e sem surpresas neste mundo:
A primeira coisa a fazer é deixar-se levar pelos instintos. Pense no que normalmente chama a sua atenção e te dá vontade de testar.
Também é necessário avaliar se vai utilizar sozinho ou vai aproveitar em casal. Este aspecto ajuda a descartar algumas opções.
Se você não se sente confortável com as opções mais anatómicas, pode optar por uma opção mais abstrata ou com formatos diferentes.
Tem dúvidas sobre o tamanho? Escolha os menores. Você terá tempo para ir aumentando o tamanho do brinquedo se quiser no futuro.
Não economize no lubrificante. De facto, recomendamos que escolha um com base de água. Será muito útil!
O que não pensar quando escolhe um brinquedo sexual
O mundo dos brinquedos sexuais está cheio de crenças falsas, tabus e rumores. Quase sempre, estes preconceitos existem pela falta de informação. Abaixo, vamos desmitificar os mitos mais comuns sobre estes produtos:
São para pervertidos. Claro que não, um brinquedo sexual não te torna uma mulher ninfomaníaca ou um homem tarado, mas sim alguém que quer inovar, se divertir e aproveitar seu corpo.
São para pessoas solteiras. Podem ser, mas também são muito populares entre os casais. O uso de um brinquedo não significa que o sexo seja ruim, é apenas um complemento para sair da rotina.
Podem substituir seu parceiro. Você acha mesmo que um pedaço de silicone com motor pode substituir seu parceiro? Lembre-se, é apenas um complemento para a relação e estão presentes para você se divertir.
As pessoas “normais” não usam. Para começar, o que é ser normal? Observando a percentagem de pessoas que utilizam estes produtos, parece que o mais “normal” é usar, não é?
Podem ser nocivos para a saúde. Claro que não, são fabricados em materiais seguros. Contando que você deve manter a higiene dos brinquedos, eles não farão nenhum dano, muito pelo contrário!
Como esses brinquedos podem melhorar a vida sexual?
Os brinquedos eróticos podem favorecer muito a sexualidade, seja individualmente ou em casal. Sempre que utilizados corretamente podem favorecer o conhecimento do corpo e da sexualidade própria.
Deste modo, podem se tornar recursos terapêuticos para solucionar problemas de natureza sexual. Expandir as possibilidades de prazer além do pénis e da vagina. Melhorar a comunicação de casal. Acabar com a rotina e potencializar o desejo. Ampliar as possibilidades do prazer, o qual é especialmente interessante no caso de pessoas com diversidade funcional.
Mesmo sendo indicados para todo mundo, nem todos os momentos são bons para utilizá-los. Por exemplo, não é recomendado utilizar um brinquedo sexual para substituir ou preencher um vazio na sexualidade compartilhada ou para corrigir alguma dificuldade sexual grave. Em nenhum caso eles irão substituir o papel de uma pessoa em carne e osso. Se você estiver enfrentando algum problema grave relacionado com a sexualidade ou sua relação em casal, é importante procurar ajuda de um especialista.
O uso dos melhores brinquedos sexuais pode ajudar a conhecer o seu corpo e a sair da rotina, mas não poderá resolver questões mais complexas e profundas.
No mercado, você vai poder encontrar um produto erótico que se adapte aos seus gostos e necessidades. A oferta é cada vez mais ampla e variada.
Todo mundo pode usar qualquer tipo de brinquedo erótico, desde que se adapte à sua anatomia, claro.
Posso viajar de avião com um brinquedo sexual?
Para começar, você deve saber que levar este tipo de item na mala de mão ou despachada é totalmente legal, por que não seria? Mas também entendemos que ninguém ficaria feliz em retirá-lo da mala e mostrar para um segurança!
Uma dica é colocá-los em sacos transparentes que mostrem perfeitamente o que são no scanner e que não seja necessário mostrar em público.
Tire as pilhas, mesmo que seja na mala despachada.
Não recomendamos que você leve algemas, pois podem despertar suspeitas pela segurança.
Lembre-se que você não pode levar embalagens com líquidos com mais de 100ml, por isso opte por saquetas unidose de lubrificante.
Se perguntarem, não minta. Os funcionários de aeroportos costumam ver coisas muito estranhas e não vão estranhar o seu brinquedo.
Tenha cuidado pois nem todos os países aceitam estes itens. Informe-se antes de viajar.
Como limpar os brinquedos sexuais?
Para saber como limpar adequadamente seu produto, primeiro você deve considerar o material de fabrico. No caso dos brinquedos mais comuns, de silicone, recomendamos que você utilize sabão neutro ou um produto específico, vendido em SexShops. Existem produtos específicos para limpeza dos brinquedos sexuais (Veja na nossa secção de Pharma).
Critérios de compra
Na área de brinquedos sexuais existem muitas opções e quase todas são muito boas. No entanto, também é possível cometer erros. Por isso, nesta secção, vamos mencionar quais critérios você deve considerar para que sua aquisição seja um sucesso e não um fracasso!
Tipo de brinquedo, Tamanho, Material, Resistência e segurança
Tipo de brinquedo
Existem os melhores brinquedos sexuais para todos os gostos e pessoas. Como já mencionámos, para adquirir um produto deste tipo você deve pensar nos seus desejos e fantasias. Abaixo, vamos analisar as opções mais populares:
Tipo de brinquedo | Para quem? | Finalidade |
Vibradores e massajadores | Homens e mulheres, sozinhos ou acompanhados | Estimulam as zonas erógenas para produzir sensações excitantes e atingir o orgasmo |
Dildos | Homens e mulheres, casais homossexuais ou heterossexuais | Oferecem uma penetração prazerosa e estão disponíveis em diferentes formatos |
Anéis penianos | São feitos para o órgão masculino, mas com os vibradores também oferecem prazer á parceira | Contribuem para uma ereção mais potente e duradoura, além de estimular o clitóris na penetração |
Brinquedos e plugs anais | Pode ser utilizado por qualquer pessoa, sozinha ou em casal | Não tenha medo da penetração anal, esta área tem muitas terminações nervosas e o ponto G dos homens fica dentro do ânus |
Masturbadores masculinos | Feitos para o prazer masculino e normalmente utilizados sozinho, mas também podem ser utilizados em casal | Oferecem sensações de penetração ou sexo oral muito realistas pelas suas texturas internas |
Ovos vibradores e bolas chinesas | As bolas chinesas são pensadas para a anatomia feminina, os ovos vibradores ou bolas podem ser utilizados por ambos os sexos | Além de fortalecer o pavimento pélvico com exercícios Kegel, podem também proporcionar muito prazer |
Bondage ou BDSM | Para qualquer casal | O bondage ou BDSM pode te ajudar a ampliar os horizontes sexuais e incorporar jogos novos na cama |
Tamanho
Este critério não é determinante em todos os tipos de brinquedo. O mais importante a considerar não é o comprimento, mas sim o diâmetro. Caso você tenha dúvidas, comece por um pequeno. Os mais comuns, possuem cerca de 12 a 18cm.
Para iniciantes, é recomendado começar com opções de 2 ou 3cm de diâmetro. Mas quem é mais experiente, pode optar por opções com até mais de 18cm de comprimento. Utilize sempre com lubrificantes à base de água.
Material
A qualidade e segurança do brinquedo sexual vai depender do seu material. Este aspecto também determina a textura do produto, ninguém quer utilizar um brinquedo desconfortável. veja abaixo:
O silicone é um dos materiais mais seguros e estáveis que existem. Não é poroso, não tem cheiro e adapta-se facilmente à temperatura corporal.
O PVC não é tão estável e não tem tão boa duração como o silicone. É muito usado, mas pode ser frio ao tacto e menos realista.
O plástico ABS é um material não poroso que oferece uma textura suave e sólida ao mesmo tempo.
O elastômero também é um material não poroso e inodoro, suave e flexível.
O composto de polímero de borracha é resistente a impactos, porém é mais poroso que o silicone.
O metal é estável e não poroso. A princípio pode ser frio, mas retém muito bem o calor depois de aquecido.
Resistência e segurança
Ao adquirir um brinquedo erótico, é importante analisar sua segurança. Por isso, verifique este ponto antes de comprar um produto que estará em contato íntimo com você. A saúde deve estar em primeiro lugar!
Resumo
Os brinquedos sexuais estão cada vez mais populares na sociedade. Pode ser porque as pessoas estão se livrando dos tabus do passado, mas o facto de poder comprar online, sem a necessidade de ir fisicamente a uma SexShop, também contribuiu para seu sucesso. As pessoas estão cada vez mais livres, mas ainda podem ter alguns pudores! As mulheres foram pioneiras no uso e popularização dos brinquedos sexuais, mas cada vez mais os homens também estão a começar a utiliza-los. E claro, não apenas por pessoas solteiras. Existem muitos casais, de todos os tipos, que aproveitam os muitos benefícios e prazeres que estes produtos oferecem.